Post Patrocinado

Cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas, aponta coordenadora do Hemosul



Uma coleta de sangue de oito à doze minutos pode ajudar até quatro vidas, de acordo com a coordenadora-geral da Rede Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul), Marli Vavas.

Para doar sangue, o indivíduo precisa responder um formulário com dezenas de perguntas a respeito de seu quadro de saúde. Após preenchimento do papel, o paciente passa por triagem com médico. 


O Hemosul promove neste mês a Campanha Junho Vermelho, que tem como objetivo incentivar a doação de sangue em tempos de inverno, período em que a coleta cai acentuadamente. 

Com isso, o Hemosul está de portas abertas em todos os sábados do mês junino para repor estoques sanguíneos. 

O objetivo é ampliar o número de doações e o estoque de sangue. De acordo com a instituição, o Hemosul precisa de ao menos 180 bolsas diárias para abastecer os hospitais de Mato Grosso do Sul.

A coleta de sangue tem caído consideravelmente em tempos de pandemia, segundo Marli Vavas. 

“Nós precisamos que as doações continuem nesse momento onde a demanda está elevada. O apelo que a Rede Hemosul faz é para que as pessoas compareçam aos bancos de coleta, ajudem o próximo e espalhem a solidariedade”, apela. 

O Hemosul, fica na avenida Fernando Corrêa da Costa nº 1304, em Campo Grande, funciona das 7h às 17h neste sábado (26).

Também é possível doar sangue no Banco de Sangue da Santa Casa, localizado na rua Rui Barbosa, 3.633, centro. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h. 
Restrições
O paciente infectado com o vírus da Covid-19, em estágio leve da doença, deve aguardar no mínimo 30 dias após a alta médica para doar sangue.

O doente em caso moderado ou grave da doença, onde houve internação ou intubação, precisa passar por triagem no Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul (Hemosul) para analisar quanto tempo deve aguardar para doar sangue.

O Hemosul explica ao Correio do Estado que o tempo de espera para casos graves de Covid-19 era de seis meses, mas a orientação foi alterada.

Pessoas que se vacinaram contra Covid-19 recentemente também devem aguardar para doar sangue. O objetivo é proteger o doador, o receptor e a qualidade do sangue.

De acordo com o Hemosul, quem tomou a Pfizer-BioNTech ou AstraZeneca-Oxford-Fiocruz deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue.

Quem recebeu a Coronavac-Sinovac-Butantan deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose.

As orientações são do Ministério da Saúde, Hemosul e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O que precisa para doar sangue

  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Ter 55kg ou mais
  • Não ter tomado vacinas recentemente
  • Estar bem alimentado
  • Não tomar certos medicamentos (consultar um médico)
  • Não possuir determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis e etc
  • Homens podem doar até 4 vezes por ano; já mulheres, até 3 vezes por ano
IF SAÚDE

O IF Saúde, é uma empresa de gestão, administração e fornecimento de mão de obra para ambulatório médico e desenvolve atividades ambulatórias nas empresas.


Medicina do trabalho

Medicina do trabalho é um ramo da medicina que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho,...