Nutrição

Anemia



A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a anemia como uma um doença na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do nível normal e esse fato ocorre devido à carência de nutrientes essenciais. 


A deficiência de ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas no sangue são alguns dos principais fatores causadores dessa fraqueza. A anemia chamada de ferropriva é causada pela falta de ferro no sangue e é a mais recorrente de acordo com o Ministério da Saúde. Isso acontece devido a ele ser um nutriente essencial para a vida, atuando diretamente na fabricação das células vermelhas e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo.
 
Essa condição pode atingir uma grande porcentagem da população, de crianças a idosos, além de acometer gestantes e lactantes também. Os sinais de maior proeminência consistem na diminuição da pressão arterial em decorrência da redução do volume sanguíneo total, tontura, desmaio, taquicardia, palpitação, sudorese, ansiedade, agitação, fraqueza generalizada, anorexia, palidez de pele e mucosas, menor disposição para atividades do cotidiano, e as crianças também podem apresentar dificuldade de aprendizagem e apatia.


É necessário realizar exames laboratoriais de sangue para diagnosticar um quadro de anemia. O hemograma é fundamental para esse diagnóstico. Detectado o quadro dessa enfermidade, o primeiro passo é corrigir o déficit de nutrientes e repor os estoques de ferro por meio de medicamentos. Também é utilizada como tratamento uma dieta rica em nutrientes.


Facebook