Pediatria

Campanha de vacinação contra poliomielite é encerrada Rio Preto



A campanha de vacinação contra poliomielite terminou na última segunda-feira, 30. Em Rio Preto, a cobertura vacinal chegou a 86,52%, maior que a do Brasil e a do estado de São Paulo, respectivamente 69,74% e 60,82%. No entanto, as coberturas não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde como ideal, de 95%.

"Nossa avaliação é positiva, considerando o percentual do estado e do país. O importante agora é que os pais estejam atentos para que pelo menos as doses de rotina, que são as previstas no calendário vacinal, sejam feitas na data correta para que as crianças estejam adequadamente protegidas", afirma a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

A vacina contra a poliomielite é administrada aos dois, quatro e seis meses de idade (VIP), além de dois reforços com a gotinha (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

As salas de funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade e carteira de vacinação.

Campanha de vacinação contra o sarampo

A campanha de vacinação contra o sarampo também terminou no dia 30. Foram administradas 15.388 doses em Rio Preto, para o público-alvo, de 30 a 49 anos. A cobertura vacinal ficou em 11,8%. Com o fim da campanha, a vacina continua disponível de acordo com as recomendações do calendário, sendo uma dose zero para bebês de seis a 11 meses; duas doses para pessoas de e 1 a 29 anos; 1 dose para pessoas de 30 a 59 anos e duas doses para profissionais da saúde, independentemente da idade. 

 


Facebook