Pediatria

Campanha de vacinação contra poliomielite terá dois dias D em Rio Preto



 A Campanha de vacinação contra poliomielite, iniciada na última segunda-feira, 5 de outubro, terá um dia de mobilização nacional, o chamado "dia D", quando as salas de vacina estarão abertas no sábado de 17 de outubro. Em Rio Preto, além do dia 17, as salas de vacina também estarão abertas no sábado de 24 de outubro, com o objetivo de evitar aglomerações.

A campanha segue até o dia 30 de outubro. Em Rio Preto, a expectativa é de que 19.149 crianças na faixa etária de 1 a menores de cinco anos recebam a dose da campanha – VOP – Vacina Oral Poliomielite, que protege contra a paralisia infantil. Até agora, 1.906 crianças receberam a dose, ou seja, 9,95% do total. O Ministério da Saúde preconiza meta de 95% de cobertura vacinal.

Para receber a dose da campanha basta procurar uma sala de vacina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, levando carteirinha de vacinação. Os locais das salas de vacinas podem ser consultados por este link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

No sábado, 23 salas de vacina estarão abertas, das 8h às 16h30.

Vacinação na pandemia

As coberturas vacinais têm apresentado quedas expressivas em Rio Preto nos últimos meses. "A pandemia da Covid-19 colaborou para a baixa procura da vacina, porque as pessoas ficaram com receio de sair ou têm a sensação que as crianças estão seguras e protegidas por estarem em casa, o que não é verdade. Os adultos podem transmitir as doenças para as crianças e as crianças quando se infectam são transmissoras em potencial para outras faixas etárias", afirma a gerente de imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

Por isso, mesmo na pandemia é importante manter a vacinação em dia, adiando a imunização somente se apresentar sintomas gripais. Ao buscar a sala de vacina, siga os protocolos de prevenção e segurança, como o uso de máscara, respeito ao distanciamento e higienização das mãos com frequência com água e sabão ou álcool em gel. 

Multivacinação

                Além da campanha contra a poliomielite, o Ministério da Saúde também promove até o dia 30 de outubro a campanha de multivacinação, que tem por objetivo atualizar a carteira vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para essa campanha, não há estimativa nem meta, mas é importante que os pais levem os filhos a uma sala de vacina.

Assim como para crianças, a vacinação de adolescentes também sofreu queda. Para a vacina contra meningite ACWY, recomendada para adolescentes de 11 e 12 anos, a cobertura está em cerca de 15%. "Muitas famílias não sabem que essa vacina está disponível pelo SUS. Por isso, é importante levar as crianças às salas de vacina para colocar tudo em dia", reforçou a gerente.

Veja quais são as vacinas de rotina do SUS por faixa etária:

- Para crianças de até seis anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Polio inativada e Polio oral, Rotavírus, Pneumovalente 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Varicela, DTP e Hepatite A.

- Para crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e térano – adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente


Facebook