Oncologia

Como Diferenciar Os Sintomas Da Leucemia Infantil Das Outras Doenças



Por Natália Mancini
Os sintomas de leucemia infantil, câncer mais comum na faixa etária dos 0 aos 19 anos, são muito similares aos sintomas de doenças benignas da idade. Inclusive, podem ser confundidos com a chamada “dor do crescimento”. Entretanto, existem alguns detalhes que diferenciam esses quadros, que precisam de atenção, e podem auxiliar no diagnóstico precoce.

Os casos de câncer infantil representam de 1% a 4% de todas as neoplasias malignas. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, cerca de 8,4 mil crianças e adolescentes serão diagnosticadas com esse tipo de doença. Sendo que as leucemias são mais comuns (28%), seguida dos tumores de sistema nervoso central (26%) e dos linfomas (8%).

Ainda não se sabe quais são as causas do câncer infantil se desenvolver. Entretanto, estudos mostram que o seu aparecimento não está relacionado com o estilo de vida. Por exemplo, com os hábitos alimentares, um dos fatores de risco para neoplasias malignas em adultos. 

Sintomas de leucemia infantil
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantilAlguns sintomas, apesar de serem característicos da leucemia infantil, também podem estar presentes em outros tipos de cânceres. São eles:

Palidez
Cansaço e sonolência
Hematomas
Febre
Constantes infecções
Linfonodos (caroços) e baço aumentados
Dores de cabeça e vômito
Dor óssea e nas juntas
Perda de peso sem explicação
O suor noturno, tosse persistente e alterações nos olhos, como o estrabismo, podem também ser possíveis sintomas de câncer infantil.
 

Qual criança nunca caiu e ficou com uma mancha roxa na pele? Qual criança nunca teve uma virose e ficou com febre? Uma criança reclamando de dor na perna pode ser a dor do crescimento, certo?

Sim, é possível confundir as manifestações de uma doença com a outra. Por isso, é importante procurar um médico para descobrir o que está acontecendo.

O Dr. Lauro Gregianin, oncopediatra do Instituto do Câncer Infantil, explica que, no geral, a suspeita de um câncer infantil não necessita de exames sofisticados. Ou seja, somente o histórico clínico e um exame físico detalhado são suficientes para considerar essa possibilidade.

“Algumas vezes a suspeita fica mais evidente quando na visita médica de revisão o paciente traz dados clínicos que irão se adicionar aos já registrados. A leucemia é uma condição que determina sintomas e sinais bem clássicos, e quando se associa os dados laboratoriais, o diagnóstico praticamente se consolida”, diz.

Sintomas de leucemia infantil x dor do crescimento
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantilNormalmente, as dores do crescimento acontecem em crianças com idade de 5 a 10 anos e não são de alta intensidade.

“A causa dessa dor ainda não está plenamente esclarecida. Costuma ser de intensidade leve, com duração de poucos minutos e ocorre, principalmente, durante a noite e madrugada. O tempo de duração é curto, poucos minutos e, usualmente, existem períodos intercalados de alguns dias sem dor”, o Dr. Gregianin conta.

O mais comum é que, nesses casos, as crianças indiquem que o incômodo esteja na região das coxas, atrás do joelho e panturrilhas. Sendo que pode acontecer apenas em uma das pernas ou nas duas.

Massagear ou colocar uma bolsa de água quente no local são algumas formas de como aliviar dor do crescimento.

Por outro lado, a dor relacionada à leucemia aguda infantil é mais intensa e aumenta ao longo dos dias. Além disso, de acordo com o oncopediatra, ela pode acontecer em qualquer período do dia e, para aliviá-la, é preciso utilizar analgésicos. Outra importante diferença é a faixa etária na qual esse câncer pode acontecer (0 a 19 anos) em comparação com a da dor do crescimento.

Como diagnosticar a dor do crescimento?
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantil“O diagnóstico é feito por meio de uma entrevista clínica minuciosa. Deve ser questionado há quanto tempo e qual o momento da dor, sua intensidade, a presença de fatores desencadeantes recentes (exercícios físicos em excesso, traumas) e sua localização”, o médico informa.

Normalmente, quando o especialista pede para a criança colocar sua mão no local onde está doendo, ela consegue indicar a área, entretanto, não consegue indicar um lugar específico. Por exemplo, ela coloca a palma da mão sobre as coxas ou panturrilhas, mas não consegue definir, exatamente, onde está a dor.

O Dr. Gregianin ainda ressalta que perguntas como se o paciente teve febre, perdeu peso, apareceram manchas roxas pelo corpo, apresenta cansaço e outros sinais que podem ter aparecidos nos últimos tempos, também devem ser feitas. Isso porque, esses sintomas não acontecem devido às dores de crescimento. 

“Dificilmente é necessária a solicitação de exames de imagem, como raio-x, ultrassom ou tomografia, já que esses exames não estão alterados nesses casos. Da mesma maneira, exames de sangue também não irão agregar informações relevantes”, ele completa.

Como diagnosticar leucemia infantil?
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantilOs primeiros exames a serem pedidos são o hemograma completo, exame de sangue, e Desidrogenase Láctica – a elevação desta enzima pode indicar a presença de um câncer. Ambos são exames simples, entretanto importantes para descartar ou confirmar a suspeita de leucemia.

Assim, ao descartar a possibilidade de ser dor de crescimento, “deve-se, então, ampliar a investigação para o diagnóstico de outras doenças, entre elas a leucemia aguda. Outras suspeitas que devem ser consideradas inclui dor por trauma, dor desencadeada por exercícios físicos”, o doutor fala.

Ele reforça que a dor relacionada com esse câncer, na maioria dos casos, está acompanhada de manchas na pele, aumento do tamanho do fígado e baço e febre e palidez. Nesses casos, deve ser realizado o mielograma, exame que analisa as células da medula óssea. Dessa forma, é possível chegar a um diagnóstico definitivo.

Sintoma de leucemia infantil x sintomas de virose infantil 
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantilUm dos principais sintomas de virose infantil é a febre, que também pode acontecer devido às infecções bacterianas. Entretanto, a grande diferença entre a febre nessa situação e na leucemia infantil, estão os outros sintomas que também aparecem.

“Nas situações em que a febre tem origem viral, ela costuma ter um curso relativamente agudo, surgindo em associação com sintomas respiratórios. Como tosse, coriza, falta de apetite e, eventualmente, diarréia. Além disso, quase sempre há relatos de contato recente com outra criança. Ou mesmo adulto, com os mesmos sintomas, caracterizando, então um contágio”, o Dr. Gregianin diferencia.

Essa febre costuma durar de cinco a sete dias e diminui de intensidade ao mesmo tempo que acontece o desaparecimento dos sintomas respiratórios. Por outro lado, a febre na leucemia é persistente e recorrente. 

Sintomas de leucemia infantil x hematomas em crianças
cancer infantil, leucemia infantil, sintomas de leucemia infantil, sintomas da leucemia infantil, sintomas de cancer infantil leucemia, dor do crescimento idade, cancer infantil sintomas, sintomas de cancer infantil, sintomas do cancer infantil, dor crescimento, dor na perna, o que causa cancer infantil, causas do cancer infantil, 1 milhão de leucocitos na urina, dor perna esquerda, dor na perna esquerda o que pode ser, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas infantil, febre e dor nas pernas, dor nas pernas e febre, febre e dor nas pernas o que pode ser, dores nos ossos da perna, crianca reclamando de dor na perna, quimioterapia da dor nas pernas, linfocitos altos, componentes do sangue, como aliviar dor do crescimento, dor do crescimento nas pernas, dor do crescimento em uma perna só,, sintomas de virose infantil, febre na leucemia, caroço nas axilas, linfonodos nas axilas, plaquetas infantil, leucemia febre, febre e leucemia, hematomas leucemia infantil, como é hematoma de cancer infantil, hematomas em crianças, cansaço em criança, leucemia aguda infantil, valores de referencia hemograma infantil, plaquetas valor normal pediatria, cancer infanto juvenil, celula infantil, sintomas de câncer infantil, dor do crescimento sintomas, dor do crescimento existe, as dores do crescimento, dor do crescimento no joelho dor do crescimento da febre, sintomas de leucemia infantil, sintomas leucemia infantil sintomas da leucemia infantil, como diagnosticar leucemia infantil, manchas leucemia infantil febre e palidez, exames de rotina para crianças, check up criança, sintomas de cancer infantil leucemia, leucemia aguda infantil, sinais e sintomas leucemia infantil, tratamento para leucemia infantil, leucemia infantil sinais e sintomas, primeiros sintomas de leucemia infantil, leucemia lla infantil, lla infantil, sintomas de lla infantilTraumas mais intensos podem alterar a circulação do sangue nas veias, fazendo com que ele se “espalhe” na região próxima da lesão. Em seguida, as hemácias, glóbulos vermelhos, presentes nesse local, causam a mudança da coloração da pele, deixando com cores típicas de hematomas.
 


Facebook