Oncologia

Criança espera durante anos o cabelo crescer para cortar e doar para fazer peruca



Generosidade e solidariedade expressas em um ato que inspira, comove e promove ações positivas dentre aqueles que vivem para fazer o bem. A história que vamos contar agora é da estudante Yris Azevedo Braga, uma estudante fernandopolense de 10 anos de idade. Ela passou anos esperando o cabelo crescer para cortar e doar ao Hospital do Câncer de Fernandópolis.
O objetivo de Yris é ajudar a confeccionar perucas para pessoas que perderam o cabelo em decorrência de tratamentos oncológicos. 
“A Yris sempre implorou para doar o cabelo. Ela sempre dizia: ‘mamãe quando meu cabelo estiver bem grande quero ajudar doando para ajudar as crianças’”, revelou a mãe da Yris, Cibele Azevedo.
E para quem pensa que, por já ser uma decisão tomada desde cedo, cortar o cabelo foi um processo doloroso para Yris. 
“Ela chorou muito ao quando eu cortei, mas de muita alegria em poder fazer algo bom”, disse Cibele.
Tamanha inspiração, coragem e dedicação vem por meio de um caso na família. Yris é prima do João Pedro, vítima de uma patologia oncológica. A perda de João Pedro para a doença inspirou o pai Cláudio Azevedo a fundar e manter o Projeto “Seja um Herói”. 
“Ela está tão feliz, radiante pelo ato de coragem pois amava sim seu cabelo. Mas sempre teve o sonho de ajudar”, descreveu Cibele.
O Cabelo ainda não foi entregue para a instituição hospitalar escolhida. A entrega deve ocorrer nos próximos dias. Mas a sensação é de missão cumprida, de um sonho realizado. Já para aqueles que tomam conhecimento desta atitude generosa, não fica nenhuma dúvida de que se trata de um gesto que pode ser copiado, um exemplo que deve ser seguido.


Mais sobre Oncologia

CÂNCER DE PELE

O câncer de pele pode afetar pessoas de todas as idades, mas existem certos fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de...