Oncologia

Dezembro Laranja quer conscientizar para prevenção ao câncer de pele



Anualmente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) organiza o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele durante o mês de dezembro. Na data, milhares de médicos dermatologistas e voluntários realizam consultas gratuitas em centenas de postos de atendimento do país. A ação de 2019 resultou em 22.749 mil atendimentos, sendo diagnosticados 4.197 casos de câncer da pele, dentre eles 2.744 casos de carcinoma basocelular (CBC), 835 de carcinoma espinocelular (CEC) e 420 casos de melanoma, além de 198 outros tumores malignos.

Desde a sua implementação, em 1999, a mobilização já beneficiou mais de 620 mil pessoas. Para a SBD, a data é mais uma oportunidade para conscientizar a população quanto à importância da identificação precoce do câncer da pele e da implementação diária de medidas fotoprotetoras.

Este ano, em decorrência da pandemia de Covid-19, a iniciativa será feita exclusivamente em formato digital, não havendo atendimento presencial. Na primeira semana de dezembro começam a ser publicados conteúdos e mensagens de alerta nos canais oficiais de comunicação da Sociedade. Todas as redes sociais da SBD divulgarão a iniciativa com o apoio das Regionais e Serviços Credenciados, a fim de que as mesmas informações alcancem toda a população brasileira. Segundo a SBD, a informação e educação em saúde será mais uma vez a chave para a divulgação da campanha de enfrentamento à doença.
 


Facebook