Pediatria

HB recebe visita de oficial de comitiva do Ministério da Saúde



O Hospital de Base recebeu nesta quinta-feira, dia 18, representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Cardiologia (INC). A visita oficial teve como objetivo conhecer o serviço de Cardiologia Pediátrica do Hospital da Criança e Maternidade (HCM), um dos sete centros especializados no tratamento de doenças cardíacas selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do Programa Renasce, lançado em junho deste ano.

Durante a visita, a diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (DAET), Dra. Maíra Batista Botelho, e o diretor geral do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Dr. João Manoel Pedroso, foram recebidos pelo diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Soares Souza, e participaram de uma videoconferência com o chefe da CardioPedBrasil, Prof. Dr. Ulisses Alexandre Croti.

A comitiva, acompanhada por lideranças de setores e diretores da Fundação, visitou também a UTI cardiopediátrica. Um dos pontos de destaque, segundo os representantes do Ministério da Saúde, foi o atendimento humanizado das crianças internadas para o tratamento clínico e cirúrgico.

Também integravam a comitiva o assessor técnico do DAET, Dr. Márcio Irita Haro, o técnico do CGAE/DAET/SAES/MS, Eduardo David Gomes de Sousa, o coordenador médico da UTI Cirúrgica do INC, Dr. Alexandre Rouge Felipe e o Dr. Marcelo de Paiva Moraes, que coordena a área de Pediatria do Instituto Nacional de Cardiologia.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, destacou a importância da visita. “A cirurgia cardíaca pediátrica é uma área muito forte em nossa instituição. E estamos no processo de ampliação deste serviço, o que vai exatamente ao encontro do “Programa Resnasce”. Esta parceria vai consolidar nosso centro especializado em um polo nacional no tratamento de cardiopatias”, explica.

Além da CardioPedBrasil, os representantes do Ministério da Saúde também conheceram o Parque de Resíduos do Complexo Hospitalar, a Unidade de Transplantes de Órgãos, a Radioterapia, a Quimioterapia, o HB Onco e o Instituto do Câncer (ICA).

Em cada uma das unidades, médicos responsáveis pelos setores explicaram a rotina e funcionamento das alas para que a Comitiva pudesse entender a dinâmica dos serviços prestados e quais são as necessidades e demandas da instituição.


Facebook