Oncologia

Hospital de Base lança a campanha ‘Outubro Rosa’ na comunidade Vila Itália



Na manhã desta segunda-feira, dia 4, a campanha ‘Seja Apaixonada Por Você’ foi lançada. Moradoras da comunidade Vila Itália assistiram uma palestra e foram convidadas para realizar o exame de mamografia no HB. Outras ações acontecerão ao longo do mês e as fachadas do HB e ICA receberam iluminação especial

Pensando no bem-estar de nossa sociedade e das nossas colaboradoras, o Complexo Funfarme preparou ações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama durante o ‘Outubro Rosa’. A campanha, que traz o tema ‘Seja Apaixonada Por Você’, foi lançada nesta segunda-feira, dia 4, pelo Hospital de Base (HB). Ao longo do mês atividades internas e externas serão realizadas e as fachadas da instituição serão iluminadas nas cores rosas.

Moradoras da Favela Vila Itália participaram de um bate-papo com a mastologista Silvia Perea. Durante a rodada de conversa, elas receberam orientações e também tiraram dúvidas. Todas as moradoras com mais de 40 anos foram convidas para agendar mamografia que será realizada na Instituição.

A moradora da comunidade Joseane Maria da Silvia, destaca a importância da ação. “Passamos por uma pandemia e muitas mulheres deixaram de fazer acompanhamento médico. Então o Hospital de Base traz esta importante ajuda para todas as mulheres da comunidade. O bate-papo que tivemos foi bastante esclarecedor e tirou muitas todas as dúvidas”, disse.
Um ônibus fará o transporte gratuito da Comunidade até o Hospital de Base. “Muitas pessoas estão desempregadas e as vezes não tem condições de ir até o hospital por falta de dinheiro da passagem. Este apoio logístico organizando pelo HB ajudou muito, pois além de acompanhamento médico não teremos despesas com o transporte”, complementa Joseane.

“A prevenção pode salvar vidas. O câncer de mama é a segunda maior causa de morte nas mulheres, ficando atrás de doenças do coração. Por isso enfatizamos sempre, façam o exame com frequência. Quanto menor o tumor, menor será a cirurgia. Mulheres, lembrem-se do tema da campanha todos os dias, ‘Seja Apaixonada Por Você’”, diz a diretora administrativa do HB, Dra. Amália Tieco.

“É importante destacar que este projeto não é só o exame da mamografia. Vamos realizar o exame, caso alguma delas sejam diagnosticadas, vamos fazer o acompanhamento, cirurgia se for necessário e se houver necessidade, faremos a reconstrução da mama”, afirma a diretora.

A médica mastologista, Dra. Silvia Perea, destaca a importância do exame preventivo. “Este câncer é muito temido pelas mulheres por que ele afeta diretamente a imagem corporal e, consequentemente, a sexualidade das mulheres. Então, por isso ‘Outubro Rosa’ foi criado. Para lembrar as mulheres de realizar a mamografia, exame capaz de diagnosticar o tumor quando ele ainda tem menos de um centímetro, tamanho em que o nódulo ainda não está grande o suficiente para ser percebido no autoexame”, explica a mastologista Silvia Perea.

Estima-se que de 5% a 10% dos casos de câncer de mama estão relacionados ao fator genético. Por isso é recomendando que as mulheres realizem os exames preventivos antes dos 40 anos. “Mulheres com histórico familiar, o ideal é começar o rastreamento antes, recomendamos a partir dos 35 anos, mesmo este fator representar uma porcentagem pequena”, diz a mastologista.
As ações de conscientização também serão realizadas nas empresas Bebidas Poty, Supermercados da Rede Sol, Cozimax, Mar&Rio e Rede de Postos Monte Carlos. Por meio de vídeos orientativos, mulheres serão instruídas sobre a importância do exame de mamografia.
Pensando no bem estar dos colaboradores, a Funfarme também realizará atividades internas. Todas as mulheres, com mais de 40 anos, poderão agendar até o final do mês o exame de mamografia no Complexo. No ano passado, durante a ação do ‘Outubro Rosa’ 396 mulheres realizaram o exame na Instituição.


Redes sociais e iluminação especial

Ações também acontecerão nas redes sociais e as fachadas do Hospital de Base e do Instituto do Câncer (ICA) ganham iluminação especial na tonalidade rosa. No Hospital da Criança e Maternidade (HCM), um laço rosa fixado na entrada representará a campanha.


Facebook