Medula Óssea

NO DIA NACIONAL DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA, SAIBA COMO DOAR



O Dia Nacional do Doador de Medula Óssea é comemorado nesta terça feira (06). A data tem como objetivo a conscientização sobre a importância da doação e busca incentivar todos a se tornarem um doador.
Apesar de o número de doadores registrados ter aumentado, as chances de encontrar uma medula saudável compatível é extremamente pequena, sendo de 1 para 4 entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe; 1 para 100.000 (cem mil) entre não aparentados e 1 para 1.000.000 (um milhão) entre brasileiros com maior índice de miscigenação.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento para doenças que afetam as células do sangue, como os linfomas e as leucemias. É baseado na modificação de uma célula doente, ou com alguma deficiente, por uma célula normal da medula, com o objetivo da reconstrução de uma nova medula saudável. O transplante tem dois tipos principais: autogênico, que é quando a medula é do próprio paciente, ou alogênico, quando é de outra pessoa.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o terceiro maior do mundo e comanda o registro de doadores voluntários de medula óssea, com mais de quatro milhões de inscritos, sendo mais fácil encontrar um doador.


Quem pode doar medula óssea?


Cadastrar é Rápido e Simples:

Ter entre 18 e 35 anos completo Estar em bom estado de saúde Fica impedido para doação pessoas com Histórico de Doenças oncológicas, Hepatite B e C e HIV. Documentos Necessários RG, CPF e CARTÃO SUS.


Etapas do Cadastro:

Fornecimento de dados pessoais, orientação e assinatura de um documento no qual você concorda ter seu nome escrito no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e autoriza ser consultado/a para doar a sua medula, caso o REDOME encontre um Receptor Compatível. Coleta de 5 ml de Sangue para fazer o exame que traça seu perfil genético.


Cadastro único no Brasil:

Os doadores cadastrados têm seus dados enviados para o REDOME, que é designado pelo Ministério da Saúde para encontrar doadores compatível com paciente que precisam de transplante.


Facebook