Oncologia

NOVEMBRO DOURADO: A PREVENÇÃO DO CÂNCER NA INFÂNCIA




Durante o mês de novembro, instituições ligadas ao câncer infantojuvenil promovem o “Novembro Dourado” com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce e cobrar do Ministério da Saúde políticas públicas voltadas ao diagnóstico.

Os principais tipos de câncer que acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, seguido de tumores do Sistema Nervoso Central e tumores de Linfoma. 

O câncer infantojuvenil é a segunda causa morte no país, uma realidade que precisa ser vista pelo poder público com mais carinho e atenção, promovendo políticas públicas que venham orientar a população sobre o diagnóstico precoce, mas principalmente melhorar o sistema que hoje é enfrentado por paciente que tem um longo caminho a percorrer. O tempo de suspeita e diagnóstico, até chegar ao tratamento, chegam a ultrapassar 03 meses. 

O câncer infantil e na adolescência é uma doença muito comum que atinge crianças e adolescentes entre 12 meses e 19 anos, porém quando diagnosticada e tratada em tempo, às chances de cura são enormes. A doença se manifesta na infância e ou adolescência multiplicando células anormais em diversas regiões do organismo de modo acelerado.

No entanto, os familiares devem ficar atentos a dores e qualquer sintomas diferentes nas crianças e adolescentes. Qualquer sinal diferente a criança ou adolescente deve ser levada a um especialista ou pediatra que deve realizar o tratamento mais adequado com o seu diagnóstico.  Ao buscar tratamento contra o câncer na infância e adolescência as chances de cura se tornam maiores fazendo com que a pessoa tenha uma vida saudável e tranquila após o tratamento. 

As neoplasias mais frequentes na infância são as leucemias (glóbulos brancos), tumores do sistema nervoso central e linfomas (sistema linfático). Também acometem crianças o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente na localização abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), retinoblastoma (tumor da retina do olho), tumor germinativo (tumor das células que vão dar origem às gônadas), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).

Não existe uma forma de prevenção do câncer infantil e na adolescência, porém é importante entender o assunto buscando orientação terapêutica e diagnostico e precoce para qualquer sinal iniciar o tratamento e combater a doença. 

Lembrando também que o Novembro Dourado tem duas datas nacionais importantes: 

23/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil e 27/11 – Dia Nacional de Combate ao Câncer.


Facebook