Oncologia

Por que não comer alimentos crus durante o câncer?



Durante muito tempo, os alimentos crus foram os grandes vilões na dieta dos pacientes com câncer. Em partes, isso continua sendo verdade, entretanto, atualmente, alguns estudos mostram que, talvez, não seja necessária tanta rigidez com certas comidas. Ainda assim, o cuidado e atenção com o que está sendo consumido devem continuar inflexíveis. 
O grande perigo desse tipo de alimento são as bactérias presentes e que podem representar uma ameaça para os pacientes oncológicos. 
Erika Yuri Hirose Murahara, membro do Comitê de Nutrição da Abrale e nutricionista no hospital Sírio Libanês, conta que isso acontece porque um dos principais efeitos colaterais da quimioterapia é a neutropenia. Essa é uma condição na qual ocorre uma queda na quantidade de glóbulos brancos, especialmente os neutrófilos, que estão relacionados à defesa do organismo contra as bactérias.  Como consequência dessa queda está a maior probabilidade do paciente contrair uma infecção grave.
“Durante a neutropenia, apesar da maioria das infecções resultar da própria microbiota do paciente, diversos estudos reportaram isolar organismos como Pseudomona Aeruginosa, Escherichia coli,  Klebsiella sp e Proteus sp de variedade de frutas, vegetais e carnes cruas”, comenta a nutricionista.
Como forma de evitar possíveis contaminações, foi considerado que a dieta neutropenia era a mais adequada para os pacientes. Nela, só estaria permitida a ingestão de alimentos cozidos e esterilizados. 
“Entretanto, atualmente, não existem evidências científicas para apoiar o uso dessa dieta”, Erika afirma.
Alimentos crus para pacientes oncológicos
alimentos crus, alimentação para quem faz quimioterapia, alimentos para quem faz quimioterapia, dieta para quem faz quimioterapia, o que comer quando está fazendo quimioterapia, o que uma pessoa com câncer não pode comer, o que uma pessoa com câncer não pode fazer, alimentação para quem faz quimioterapia, quem tem câncer pode comer ovo, cardápio para pacientes com câncer, alimento cru, alimentação crua, por que não pode comer cru na quimioterapia, porque não comer cru durante a quimioterapia, quem faz quimioterapia pode comer carne crua, quimioterapia comida crua, quimioterapia e comida crua, quimioterapia peixe cru, quimioterapia verduras cruas pode, a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus durante a quimioterapia, durante a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus para pacientes oncológicos, fazendo quimioterapia, lista de alimentos crus, alimentos crus para cura do câncer, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, alimentos consumidos crus, alimentos crus fazem mal, alimentos crus que contém muitas vitaminas doenças transmitidas por alimentos, dieta neutropenia, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, cuidado com alimentos crus na leucemia, frutas verduras e legumes, carne crua, neutropenia, quimioterapia De acordo com a especialista, caso as pessoas desse grupo consumam alimentos crus que estejam contaminados, elas podem adquirir doenças transmitidas por alimentos (DTA).  No Brasil, a Salmonella é o principal agente etiológico. Em seguida, estão a Escherichia coli e o Staphylococcus aureus, responsáveis pela colibacilose e intoxicação estafilocócica.  
Os sintomas de doenças transmitidas por alimentos contaminados são: dores abdominais, diarreia, febre, calafrios, náusea e vômito. 
“As DTA são importantes causa de interrupção do tratamento, morbidade, como hepatite, falência renal e meningite, e mortalidade”, alerta Erika.
Quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus?
alimentos crus, alimentação para quem faz quimioterapia, alimentos para quem faz quimioterapia, dieta para quem faz quimioterapia, o que comer quando está fazendo quimioterapia, o que uma pessoa com câncer não pode comer, o que uma pessoa com câncer não pode fazer, alimentação para quem faz quimioterapia, quem tem câncer pode comer ovo, cardápio para pacientes com câncer, alimento cru, alimentação crua, por que não pode comer cru na quimioterapia, porque não comer cru durante a quimioterapia, quem faz quimioterapia pode comer carne crua, quimioterapia comida crua, quimioterapia e comida crua, quimioterapia peixe cru, quimioterapia verduras cruas pode, a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus durante a quimioterapia, durante a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus para pacientes oncológicos, fazendo quimioterapia, lista de alimentos crus, alimentos crus para cura do câncer, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, alimentos consumidos crus, alimentos crus fazem mal, alimentos crus que contém muitas vitaminas doenças transmitidas por alimentos, dieta neutropenia, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, cuidado com alimentos crus na leucemia, frutas verduras e legumes, carne crua, neutropenia, quimioterapia No caso das frutas, verduras e legumes, é preciso seguir as diretrizes de manuseio seguro de alimentos recomendadas pela FDA (Food and. Droga Administrativo) e a OMS (Organização Mundial da Saúde). 
Deve-se lavar o alimento em água corrente um a um, em seguida, deixá-lo de molho por dez minutos. Essa solução precisa conter uma colher de sopa rasa de hipoclorito de sódio para cada litro de água potável. Por último vem o enxágue em água filtrada e corrente.
“O consumo dessas comidas cruas é sempre recomendado, independente da etapa do tratamento. Entretanto, desde que as condições higiênico sanitárias do alimento sejam asseguradas”, ressalta a nutricionista.
Assim, é preciso estar atento às condições do alimento. Ou seja, ele deve estar íntegro, sua textura, cor e odor devem estar preservadas e sem possuir manchas ou riscos. Erika dá a dica de também se informar sobre o processo natural de amadurecimento de cada fruta. Caso esteja muito diferente, evitar o seu consumo.  
Por outro lado, no caso da carne crua ou mal passada e ovos com gema amolecida, a autorização depende de cada paciente. Além também do tipo de tumor, fase do tratamento, grau de orientação do paciente e condições de reproduzir os cuidados de segurança dos alimentos.
“A solução para evitar a contaminação via frutas, verduras e legumes crus está na higienização. Enquanto que, para carnes e outros produtos de origem animal, está no cozimento”, explica Erika.
Ela ainda complementa falando que a carne mal passada entra em contato com o fogo por um período bastante curto. Isso pode ser perigoso, pois é durante a etapa de cocção que é possível eliminar as bactérias e evitar o risco de contaminação. O ponto certo é quando a carne está clara e não avermelhada.
Comida japonesa e câncer
alimentos crus, alimentação para quem faz quimioterapia, alimentos para quem faz quimioterapia, dieta para quem faz quimioterapia, o que comer quando está fazendo quimioterapia, o que uma pessoa com câncer não pode comer, o que uma pessoa com câncer não pode fazer, alimentação para quem faz quimioterapia, quem tem câncer pode comer ovo, cardápio para pacientes com câncer, alimento cru, alimentação crua, por que não pode comer cru na quimioterapia, porque não comer cru durante a quimioterapia, quem faz quimioterapia pode comer carne crua, quimioterapia comida crua, quimioterapia e comida crua, quimioterapia peixe cru, quimioterapia verduras cruas pode, a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus durante a quimioterapia, durante a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus para pacientes oncológicos, fazendo quimioterapia, lista de alimentos crus, alimentos crus para cura do câncer, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, alimentos consumidos crus, alimentos crus fazem mal, alimentos crus que contém muitas vitaminas doenças transmitidas por alimentos, dieta neutropenia, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, cuidado com alimentos crus na leucemia, frutas verduras e legumes, carne crua, neutropenia, quimioterapia Para o consumo da comida japonesa durante a quimioterapia, as orientações são as mesmas. Os sashimis, peixes e frutos do mar crus não devem ser ingeridos.
“A oscilação de temperatura durante o armazenamento desses alimentos aumenta ainda mais o risco de DTA”, a especialista salienta.
Alimentos crus durante a quimioterapia
alimentos crus, alimentação para quem faz quimioterapia, alimentos para quem faz quimioterapia, dieta para quem faz quimioterapia, o que comer quando está fazendo quimioterapia, o que uma pessoa com câncer não pode comer, o que uma pessoa com câncer não pode fazer, alimentação para quem faz quimioterapia, quem tem câncer pode comer ovo, cardápio para pacientes com câncer, alimento cru, alimentação crua, por que não pode comer cru na quimioterapia, porque não comer cru durante a quimioterapia, quem faz quimioterapia pode comer carne crua, quimioterapia comida crua, quimioterapia e comida crua, quimioterapia peixe cru, quimioterapia verduras cruas pode, a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus durante a quimioterapia, durante a quimioterapia o paciente deve evitar consumir alimentos crus, alimentos crus para pacientes oncológicos, fazendo quimioterapia, lista de alimentos crus, alimentos crus para cura do câncer, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, alimentos consumidos crus, alimentos crus fazem mal, alimentos crus que contém muitas vitaminas doenças transmitidas por alimentos, dieta neutropenia, quais cuidados devemos ter com os alimentos ingeridos crus, cuidado com alimentos crus na leucemia, frutas verduras e legumes, carne crua, neutropenia, quimioterapias frutas, verduras e legumes crus são restritos somente se o paciente obtiver os alimentos de locais com condições higiênico-sanitárias duvidosas.
“A restrição aos demais alimentos crus, geralmente, é prescrita aos pacientes em quimioterapia, oco-hematológicos, a depender do diagnóstico e tratamento, ou àqueles submetidos ao transplante de medula óssea, pelo risco de imunossupressão relacionado ao tratamento citotóxico e/ou à doença de base”, finaliza Erika Yuri Hirose Murahara.


 


Facebook