Saúde

Rio Preto adere à Campanha de vacinação contra poliomielite e multivacinação



A partir desta segunda-feira, 5 de outubro, crianças de 1 a menores de 5 anos, devem receber uma dose da vacina Oral Poliomielite (VOP), que protege contra a paralisia infantil. A Campanha, do Ministério da Saúde, segue até o dia 30 de outubro e conta com a adesão de Rio Preto. No mesmo período, o Ministério promove a Campanha de multivacinação, convocando crianças e adolescentes menores de 15 anos para atualização da carteira vacinal.

Todas as crianças da faixa etária de 1 a menores de 5 anos devem ser vacinadas, mesmo com a carteira de vacinação em dia. Já as crianças e adolescentes de até 15 anos devem aproveitar o período para colocar as vacinas em dia. "As coberturas de crianças sempre foram excelentes em Rio Preto, mas vêm caindo nos últimos meses, principalmente as doses de reforço aos 15 meses. Para os adolescentes, a procura caiu ainda mais", afirma a gerente de Imunização de Rio Preto, Michela Barcelos.

A estimativa é de que 19.149 crianças recebam a dose da campanha da pólio, em Rio Preto. A meta do Ministério da Saúde é de 95% de cobertura vacinal. Para a multivacinação, não há estimativa nem meta.

As salas de vacina funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Para ser vacinado, basta apresentar documento de identidade e carteirinha de vacinação. Os locais das salas de vacinas podem ser consultados por este link: www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.

 

 

Campanha de vacinação contra o sarampo

 

A campanha de vacinação contra o sarampo, iniciada no dia 15 de julho, segue até o dia 30 de outubro. Devem ser vacinadas pessoas na faixa etária de 30 a 49 anos, independentemente de  quantas doses já tiverem recebido. Em Rio Preto, a campanha teve, até agora, a adesão de 10.687 adultos dessa faixa etária. A cobertura da campanha está em 8,22%. Para a população de 6 meses a 29 anos, a recomendação é de duas doses da vacina.

 

A carteira de vacinação de rotina do SUS inclui as seguintes vacinas:

- Para crianças de até seis anos de idade: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Polio inativada e Polio oral, Rotavírus, Pneumovalente 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Varicela, DTP e Hepatite A.-- Para crianças a partir dos sete anos de idade e adolescentes: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e térano – adulto, dTpa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente.


Mais sobre Saúde


Câncer de pele.

O câncer de pele é uma condição em que células anormais se desenvolvem de maneira descontrolada na pele. Existem...