Medula Óssea

Seja doador de medula óssea




O que é medula óssea?
A medua óssea é a matriz do sangue, ela contém as céluas mãe que dão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A medula se localiza na parte interna dos ossos, é o que nós conhecemos como tutano.

Quem necessita?
Pacientes portadores de doenças que comprometem a produção do sangue pela medula, como leucemias e aplasia de medula óssea, além de crianças com determinadas doenças genéticas.

O que acontece...
Se não existe um doador compatível entre os familiares do paciente? Procura-se um doador compatível em um registro de doadores de medula óssea (REDOME). O registro necessita de um número elevado de voluntários para que o pacientes tenha maior chance de encontrar um doador compatível. A chance de encontrar uma medula compatível é de 1 a cada 100mil.

Quem pode doar medula óssea?
Cadastrar é Rápido e Simples Ter entre 18 e 54 anos completo Estar em bom estado de saúde Fica impedido para doação pessoas com Histórico de Doenças oncológicas, Hepatite B e C e HIV. Documentos Necessários RG, CPF e CARTÃO SUS.

Etapas do Cadastro Fornecimento de dados pessoais, orientação e assinatura de um documento no qual você concorda ter seu nome escrito no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME) e autoriza ser consultado/a para doar a sua medula, caso o REDOME encontre um Receptor Compatível. Coleta de 5 ml de Sangue para fazer o exame que traça seu perfil genético.

Cadastro único no Brasil Os doadores cadastrados têm seus dados enviados para o REDOME, que é designado pelo Ministério da Saúde para encontrar doadores compatível com paciente que precisam de transplante.

Se um doador...
Compatível é encontrado, qual o procedimento? O doador é convocado e um exame de sangue mais detalhado é realizado.

O que acontece?
Se houver compatibilidade, o doador será avaliado por um clínico para certificar seu bom estado de saúde. A coleta será realizada no centro de transplante mais próximo.

Como decidir sobre a forma de doação.
O médico vai informar sobre qual a melhor forma de coleta de células para aquele paciente. Dependendo da doença e da fase em que se encontra, o paciente pode se beneficiar mais com uma forma de doação.

Posso doar mais de uma vez?
Dificilmente haverá mais de uma pessoa compatível com você. No entanto, se isso ocorrer, você poderá doar outras vezes, pois, a medula se regenera rapidamente.

Como a medula é extraida?
Existem duas formas de doar medula:

1-Punção direta da medula óssea com a agulha na região da bacia. O procedimento é feito com anestesia e dura aproximadamente 40 minutos. O doador fica em observação por um dia e pode retornar as sua atividades no dia seguinte.
2-Doação através de punção na veia do braço utilizando máquina de aférese com agulha semelhante à de doação de sangue. O doador recebe uma medicação por cinco dias que estimula a proliferação das células mãe. Essas células migram da medula para corrente sanguínea e durante o processo de doação elas são filtradas até que obtenha o número adequado de células. Todo o processo dura cerca de 4 horas, e o único efeito colateral do medicamento é que pode provocar dor no corpo, parecido com um resfriado.

Como os pacientes recebem a medula óssea?
Depois de um tratamento que destrói a medula, o paciente recebe a nova medula por meio de transfusão. Em 2 semanas, a medula transplantada já estará produzindo células novas.


Facebook